A Biometria Ultrassônica é um exame de rotina que mede o comprimento axial do olho, este feito quando a opacidade da catarata impede o resultado certeiro da biometria óptica. Utiliza-se a ultrassom para realizar o exame. O Olho do paciente é anestesiado através de colírios, e a sonda é colocado sobre a córnea. O exame é indolor e rápido.
A Campimetria está relacionada com a avaliação da visão periférica, auxiliando no diagnóstico de problemas oculares como: Glaucoma, Doenças de Retina, Enxaqueca, entre outras. Esta é realizada utilizando aparelhos eletrônicos dando um diagnóstico mais exato.
A Capsulotomia Yag Laser é uma técnica cirúrgica para tratar a opacificação da cápsula posterior do cristalino. É um método eficaz e sem dor.
A Ceratometria é um exame que mede a curvatura da córnea, assim definindo o grau da lente intraocular para ser usada na cirurgia de catarata, ou para lentes de contato. É utilizado um aparelho automático para realização do exame.
A Cerastoscopia é um exame para diagnosticar o ceratocone, astigmatismo, para fins operatórios e até mesmo adaptação de lentes de contato. É realizado em um aparelho onde o paciente fica posicionado fixando a visão para frente, enquanto ele mede a curvatura da córnea do paciente.
A Curva Tensional Diária é um exame que mede a pressão intraocular em vários horários diferentes durante o dia, ele traça um gráfico com os períodos de maior pico e menor, dando um resultado preciso e exato para a utilização de medicamentos. O exame é indolor sendo utilizado um colírio anestésico nos olhos do paciente e a pressão intra-ocular sendo medida pelo seu oftalmologista durante o dia.
O Teste Ortóptico é o exame que avalia a movimentação ocular, analisando o alinhamento dos olhos em todas as direções. Recomendado principalmente para diagnosticar de forma detalhada casos de estrabismo e ambliopia, além de ser indicado para pacientes com visão dupla, visão embaçada ou com fortes dores de cabeça. O exame é indolor e não é necessário dilatação de pupila e nenhum tipo de preparo, sendo conduzido pelo seu oftalmologista.
O Exercício de Ortópico é considerado com uma fisioterapia ocular, seu objetivo é possibilitar que o paciente utilize de forma correta as funções visuais, estimulando, reorganizando o equilibro e garantindo que os dois olhos trabalhem juntos.
A Fotocoagulação a laser é um procedimento oftalmológico utilizando um raio laser na retina para selar os vasos sanguíneos, com pequenas aplicações, assim reduzindo o edema macular. Procedimento rápido e eficaz e praticamente indolor.
A Fototrabeculopastia a laser é um procedimento a laser de uma forma não invasiva de redução da PIO. É realizado geralmente para tratar glaucoma onde pequenos furos são feitos para drenar o humor aquoso mais livremente. Procedimento rápido e indolor, utilizado anestésico.
A Fundoscopia é um exame que analisa o fundo do olho, como o nervo óptico e a mácula, como também as demais estruturas internas. Esse exame é recomendado para diagnosticar ou acompanhar casos de glaucoma, e doenças que atingem o nervo óptico e a retina. Esse exame não é invasivo e é realizado de forma rápida.
A Gonioscopia é um exame realizado pelo oftalmologista com a utilização de um colírio anestésico e o auxílio de uma lente para avaliar o ângulo da câmara anterior do olho. É um exame fundamental para glaucoma, avaliação de tumores, traumas oculares e aderência da íris.
A Iredectomia a laser é um procedimento realizado para o tratamento do glaucoma de ângulo fechado. É executado um pequeno orifício na íris para drenar o humor aquoso e evitar que a pressão intra-ocular cresça rapidamente, com a possibilidade de dano ao nervo óptico e perda permanente de visão.
O mapeamento de retina é para detectar de forma precoce as alterações da retina, onde o oftalmologista consegue observar o gel do olho, nervo óptico, vasos sanguíneos e tecido do olho, detectando alterações e permitindo a indicação de um tratamento preciso. Procedimento é indolor e a pupila é dilatada.
A Microscopia Especular da Córnea é um exame que analisa a quantidade de células presentes seu formato e tamanho nas camadas mais profundas da córnea, como também o endotélio corneano, detectando se estão saudáveis ou não. Procedimento indolor e rápido sendo utilizado o auxílio de um microscópio digital.
O Exame de ORBSCAM é um exame que analisa a estrutura da córnea, incluindo o diâmetro, espessura, curvatura, elevações e profundidade da câmara anterior. É um exame bastante importante para o pré-operatorio de catarata, ceratocone, entre outras… Além de ser utilizado para adaptar lentes de contato.
A Pan-fotocoagulação é um tipo de laserterapia em que marcas de laser são aplicadas em toda a periferia da retina. Esse procedimento é bastante utilizado para o tratamento de retinopatia diabética e casos de oclusão da veia central da retina.
A Paquimetria Ultrassônica é realizada por uma sonda ultrassônica que entra em contato com a córnea para realizar a sua medida e espessura. Geralmente é indicado para tratamento de glaucoma, ceratocone, edema da córnea, cirurgias e outros procedimentos.
O Potencial de Acuidade Visual PAM é um aparelho que avalia o potencial da visão do paciente. É um método usado principalmente em pacientes que vão submeter a cirurgia de catarata.
A Retinografia Colorida é um exame de imagens de alta resolução do fundo do olho permitindo a visualização da retina e de todas as estruturas localizadas nessa área. Esse procedimento é simples e indolor e rápido.
A Retinografia Fluorescente é um exame que auxilia na identificação de lesões ou anomalias da retina. Neste exame as pupilas são dilatadas com colírios específicos e um contraste especial é injetado na veia do paciente, na mão ou antebraço. Passando segundos o contraste atinge os vasos oculares e são realizadas fotografias do fundo do olho.
O Teste do olhinho é um teste realizado na primeira semana de vida do recém-nascido para detectar qualquer alteração que cause obstrução no eixo visual, como catarata congênita, glaucoma, estrabismo, entre outros. É um exame bastante importante para prevenir a cegueira infantil.
O Teste Provocativo para Glaucoma é um procedimento realizado afim de verificar como um determinado olho se recupera de uma elevação transitória da pressão ocular. Neste teste o paciente ingere uma grande quantidade de água e após isso são realizadas medidas na pressão intra-ocular. Geralmente indicado para o acompanhamento de casos de glaucoma.
A Tomografia de Coerência Óptica – OCT é um exame de coerência óptica capaz de capturar uma imagem transversal da retina, ele permite ver todas as camadas da retina e medir sua espessura. Sendo possível diagnosticar doenças como retinopatia diabética, edema macular, entre outros.
A Tonometria de Aplanação é um exame realizado para medir a pressão intra-ocular, através de um instrumento chamado Tonômetro de Goldmann. O procedimento é indolor e só precisa da cooperação do paciente para a fixação do olhar.
A Topografia de Papila é um exame que consiste na fotografia colorida, com a máquina digital montada em 3D. Permite analisar por meio de comprovação objetiva a evolução da escavação de disco óptico. O Exame é indolor e rápido.
A Ultrassonografia Diagnóstica é um exame de imagem que permite avaliar os olhos e todas suas estruturas ao redor. As imagens são captadas em tempo real por ondas ultrassônicas e de alta frequência.