O glaucoma é uma doença causada pela alteração do nervo óptico, onde a elevação da pressão intraocular provoca lesões no nervo, e se não tratado corretamente pode causar a perda da visão. O glaucoma é considerado a principal doença que causa a cegueira irreversível no mundo, isso porque é uma doença silenciosa e não apresenta muitos sintomas. 

Existem quatro tipos de glaucoma: o congênito, o de ângulo aberto, ângulo fechado, e o secundário. O congênito é quando a criança já nasce com a doença, adquirida através da mãe durante a gravidez. É um dos tipos de glaucoma mais raros, porém precisa ser tratado o mais rápido possível.

Glaucoma ângulo aberto: Este é o tipo mais comum e geralmente é hereditário. Representa 80% dos casos se concentrando em pessoas acima de 40 anos e muitas vezes assintomáticos. É causado por uma pressão ocular que se desenvolve lentamente causando dano ao nervo óptico.

Glaucoma de ângulo fechado: Geralmente este tipo de glaucoma ocorre quando a saída do humor aquoso é bloqueada. Aumentando uma grave e dolorosa pressão intraocular. Este tipo de glaucoma precisa ser tratado imediatamente, pois diferente do glaucoma aberto, este leva rapidamente o paciente a cegueira.

Glaucoma secundário: Este é causado principalmente por medicamentos, traumas ou outras doenças, que se não forem controladas podem levar ao desenvolvimento do glaucoma.

Uns dos principais sintomas nos casos mais avançados da doença são:

– Diminuição do campo de visão, como se fosse se afunilando;

– Dor intensa no interior do olho;

– Aumento da pupila, que é a parte preta do olho, ou do tamanho dos olhos;

– Visão turva e embaçada;

– Vermelhidão do olho;

– Dificuldade para enxergar no escuro;

– Visão de arcos em volta das luzes;

Como sabemos o glaucoma é uma doença que não tem cura, mas existe tratamento que podem diminuir o progresso da doença, onde o objetivo do tratamento é a redução da pressão ocular. Geralmente o tratamento envolve colírios, tratamento a laser, cirurgias e medicamentos dependendo do grau da doença. Mas para isso o acompanhamento com o oftalmologista tem que ser feito e seguido corretamente para evitar seu avanço.

O Hospital de Olhos Vila Nova é uma das referências de tratamento de Glaucoma na região Centro-Oeste de todo o Estado de Goiás e da cidade de Goiânia, você tem acompanhado a saúde dos seus olhos periodicamente? Agende sua consulta através do telefone: 62 3999-5800, para nós será um prazer cuidar da sua visão.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/temas/glaucoma